EN

Fases da Vida

Foto

Praticantes de Atividade Fisica e Atletas

O consumo de dietas vegetarianas tem sido associado a muitos benefícios à saúde, incluindo menores taxas de mortes por doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer e baixo risco de dislipidemia, hipertensão e obesidade.De modo similar, os benefícios múltiplos de dietas vegetarianas sobre a melhora da aptidão física e da performance de Atletas têm sido analisadas ao longo dos anos.

A posição da American Dietetic Association (ADA) é que as dietas vegetarianas apropriadamente planejadas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e apresentam benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de determinadas doenças. Dietas vegetarianas também podem atender à necessidade de atletas competitivos. As dietas vegetarianas que atendem às necessidades energéticas e incluem boas fontes protéicas (por exemplo, alimentos á base de soja, feijões) podem fornecer à atletas quantidade adequada de proteína sem o uso de suplementos especiais ou suplementos.

No passado e hoje em dia há vários exemplos de atletas vegetarianos de ponta que são referência em seus segmentos esportivos, como : Lewis Hamilton (Fórmula 1), Serena e Venus William (Tênis), Carl Lewis (Atletismo), entre outros.

Foto

Terceira Idade

Na terceira idade, o organismo passa por mudanças significativas, tais como diminuição das massas magra e óssea, dos reflexos e da elasticidade dos movimentos. Logo, se faz de grande importância uma alimentação saudável e adequada. Por se tratar de uma alimentação rica em fibras, vitaminas e minerais, e com baixo teor de gorduras e açúcares, a alimentação vegetariana pode ser capaz de prevenir doenças que são “comuns” nesta fase da vida, tais como diabetes tipo II e doenças cardiovasculares, além da obesidade, e também de auxiliar no bom funcionamento intestinal. Além disso, a alimentação vegetariana é capaz de garantir o aporte adequado de nutrientes necessários para a promoção de uma vida com qualidade e longeva, usufruindo de grande energia para desempenhar as atividades do dia-a-dia e a prática de esportes.

Foto

Gestantes

Uma grávida que segue uma dieta vegetariana conta com o apoio e liberação de diversas associações, incluindo a American Dietetic Association (ADA) – maior entidade com membros especialistas em nutrição do mundo. De acordo com esses especialistas, não existe estudos que comprovem diferenças entre o desenvolvimento de bebês de gestantes vegetarianas para as que mantém uma dieta que inclui alimentos de origem animal. No entanto, pesquisas mostram que uma dieta vegetariana pode ainda ter vantagens, pois como apresenta um baixo índice de colesterol, está associada a menores riscos de doenças cardiovasculares, surgimento de diabetes gestacional e hipertensão. Portanto, é possível manter uma gestação saudável seguindo uma dieta vegetariana porém o acompanhamento com o obstetra e nutricionista é importante uma vez que a dieta precisa conter todos os nutrientes essenciais para que a gravidez se desenvolva bem.

Foto

Adultos

Apesar da correria do dia-a-dia na fase adulta, é muito importante que o indivíduo se organize para que tenha uma alimentação saudável e adequada, além de praticar alguma atividade física de seu interesse, visando o distanciamento do sedentarismo e um momento de relaxamento do stress do cotidiano. A alimentação vegetariana, quando bem planejada visando atender às necessidades diárias, é adequada e muito benéfica para esta fase da vida, pois promove um aumento da ingestão de nutrientes por conta da melhora da qualidade dos alimentos, proporciona uma maior energia para o desempenho das funções diárias, seja no trabalho ou em casa, e para a prática de atividade física, impactando também na melhora do condicionamento físico, além de uma redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, tais como dislipidemias (alteração dos lipídios no sangue), doenças cardiovasculares, diabetes, diversos tipos de câncer e obesidade, e, consequentemente, traz para o indivíduo uma maior qualidade de vida.

Foto

Infância e Adolescencia

O vegetarianismo na infância e na adolescência traz diversos benefícios ao indivíduo, como variedade nutricional por conta do alto consumo de frutas, verduras, cereais integrais, leguminosas, e, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma alimentação restritiva, por conta da retirada ou redução dos alimentos de origem animal, mas sim de uma alimentação riquíssima em nutrientes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento. De acordo com diversos órgãos internacionais de saúde, como a Associação Dietética Americana (ADA), a Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Sociedade Canadense de Pediatria (SCP), além da nacional Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), uma dieta vegetariana bem balanceada é capaz de promover crescimento e desenvolvimento adequados a crianças e adolescentes.

Foto

Bebê

A dieta vegetariana não traz nenhum tipo de risco, deficiências nutricionais ou atraso no desenvolvimento do bebê. Desde que bem planejada e adequada para as suas necessidades, é capaz de promover benefícios para um bom desenvolvimento do bebê, prezando por uma alimentação variada e rica em nutrientes.